quarta-feira, 30 de junho de 2010

Brasil fica com a prata no PanAmericano Sub-18 de Basquete


Assisti a esse jogo. Uma partidaça, pra quebrar a monotonia desta quarta-feira sem Copa. O Brasil chegou invicto à final. Venceu Porto Rico (78-53), Uruguai (71-64), Canadá (83-78) e Argentina (70-56).
O adversário na decisão era os Estados Unidos, que na fase de classificação arrasou todos os adversários. A vitória mais apertada foi sobre a Argentina (87-68) e a mais fácil sobre o México (114-38). E detalhe: os americanos jogavam em casa, San Antonio, no Texas.
Para o Brasil, uma chance de repetir o feito da Seleção adulta de 1987, quando Oscar e companhia bateram os americanos em seu território, uma das maiores façanhas do basquete masculino brasileiro.
E os meninos do Brasil começaram tomando de 16 a 2, mas aos poucos foram acertando seu jogo. O time tem duas estrelas: o armador Raul Togni Neto (foto: FibaAmericas.com), filho de Raul, que jogou em várias equipes da liga nacional e Lucas Nogueira, o Bebê, pivôzão de 2,12 metros (falei dele um tempo atrás aqui no blog).
Os Estados Unidos dispensa apresentações. É uma escola interminável de talentos. Entre os destaques deste time, Austin Rivers (foto: Fiba Americas.com), filho do técnico do Boston Celtics, Doc Rivers, que estava na plateia.
Certamente Doc gostou do que viu, porque o filho foi um dos comandantes dos EUA no campeonato, assim como na final.
Voltando ao jogo, o Brasil fechou a defesa e conseguiu virar o 1º tempo na frente: 35 a 34. Seguiu na frente ate a metade do 4º quarto, quando os americanos se beneficiaram de alguns erros do ataque brasileiro e bolas importantes de 3 pontos. Raul converteu uma bola tripla faltando 40 segundos e o Brasil teve a chance de empatar e levar o jogo para a prorrogação. Entretanto, o último arremesso não caiu e ficamos com a prata.
Mesmo com a derrota, um belo resultado para o Brasil. Com certeza, essa prata iluminará o futuro desses jovens jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...