terça-feira, 27 de outubro de 2009

NBA Análises: Los Angeles Lakers

E já que o campeonato começa hoje, publicarei aqui as análises dos times, começando pelos que jogam hoje. Para isso, vou me valer dos textos publicados pela dupla do NBA Blog, Gustavo Mesa e Giuliano Bortolleto, devidamente autorizado por eles.

* * *

LOS ANGELES LAKERS

08/09: Campeão da NBA. Alguma pergunta?

Sai: Trevor Ariza (HOU).

Entra: Ron Artest (HOU).

Time titular: Derek Fisher, Kobe Bryant, Ron Artest, Lamar Odom e Pau Gasol.

Análise: Não poderíamos começar nossas análises prospectivas em relação à próxima temporada NBA sem falar sobre o grande campeão daúltima temporada, o Los Angeles Lakers. Depois de tudo o que foi feito pela equipe durante e após a temporada 2008/09, seria incompreensível pensar em algo que não seja a disputa do título. Durante a temporada, a equipe mostrou muita consistência nos playoffs e não deixou que o título fosse parar na boa, mas, inexperiente equipe do Orlando Magic. Após a temporada, o time de LA tratou de renovar com peças fundamentais à equipe, como Kobe e Odom, além de se reforçar ainda mais.

Com um time milimetricamente arquitetado desde as últimas duas temporadas pelo técnico mais campeão da história da liga, Phil Jackson, quando chegou às finais em ambas as oportunidades, o Lakers é um time muito maduro e experiente.

Trata-se de um time que se conhece muito bem. Por isso todos jogam em função do MVP das finais, Kobe Bryant, jogador detentor de quatro anéis, pois todos sabem que ele irá resolver quando necessário. A temporada passada está aí para provar. Portanto, será o Lakers um time de uma estrela só? Na minha opinião, sim. No entanto, essa estrela conta com um dos melhores elencos da liga para ajudar a carregar o piano.

Ron Artest chega para brilhar em LA

Ron Artest chega para brilhar em LA

A fim de reforçar ainda mais este elenco, a diretoria do Los Angeles Lakers tratou de trazer o antigo desafeto de Kobe nos playoffs: o ala Ron Artest. O “bad boy” chega para a vaga do excelente defensor Trevor Ariza. Ron, além de uma defesa absolutamente implacável, que em nada fica devendo para a de Ariza (Kobe que o diga), traz à Los Angeles duas outras características que simplesmente não existiram nas três últimas temporadas.

A primeira delas é a de um jogador que pode realmente decidir uma partida, além da estrela Kobe Bryant. Artest é um jogador de primeiro nível, um All-Star. Foi principalmente por sua causa que o Houston se classificou para os playoffs em 2009, passou pela primeira fase e deu um duríssimo trabalho ao Lakers, uma vez que Tracy McGrady se contundiu, assim como Yao Ming. O time de Phil Jackson ganha e muito ofensivamente. Ganha em arremessos de três, em infiltrações, em força, em poder de decisão.

Já a segunda característica não é lá tão positiva. Por seu temperamento e qualidade, Artest é um jogador que pode contestar a liderança absoluta de Kobe Bryant. Ele é o único com qualidade suficiente para pegar uma bola nos segundos finais e arremessar com frieza e qualidade. E isso pode ser um problemasso para o ego de Kobe Bryant. Para não deixar que isso ocorra, a diretoria do Lakers renovou com o ala de força Lamar Odom, velho conhecido e grande amigo de Ron. Odom, segundo pensam os líderes em LA, pode segurar os ânimos de Artest para não enfurecer o MVP das finais. Além de Odom, o Lakers conta com a frieza e a experiência de Phil Jackson em lidar com um time cheio de egos e estrelas, como era o antigo Lakers da dupla Shaq e Kobe.

O Los Angeles Lakers (com 15 títulos) tem tudo para brigar por mais um título da NBA e se aproximar do Boston Celtics (com 17 títulos) na corrida pelo maior campeão da Liga Americana de Basquete. Minha expectativa é de que fique com a segunda colocação da conferência Oeste durante a próxima temporada NBA.

Giuliano Bortolleto

* * *

Atualização: na pré-temporada o Lakers fez 8 jogos e venceu 6, com destaque para a atuação de Andrew Bynum. Estreia hoje contra o Los Angeles Clippers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...